Pequenas medidas que podem evitar acidentes no trabalho
top of page
Buscar
  • Foto do escritorClínica Rio de Janeiro

Pequenas medidas que podem evitar acidentes no trabalho



Anualmente, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo. Com 700 mil casos registrados por ano, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho). Mesmo com todos os cuidados técnicos em segurança do trabalho e campanhas para utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI), ainda é comum a ocorrência de tais acidentes.

Em empresas brasileiras, alguns tipos de acidentes são mais comuns. Confira abaixo:


QUEDAS

Geralmente, as quedas ocorrem por motivos banais como: chão molhado, uso inadequado dos equipamentos e falha destes.

Algumas maneiras de evitar este tipo de acidente:

Informar-se sobre o uso adequado dos equipamentos e seguir as instruções;Manter o piso limpo. Realizar a limpeza dos pisos quando o local estiver vazio ou devidamente sinalizado.


CHOQUES ELÉTRICOS

RN10 é a norma regulamentadora que define as regras de segurança dos trabalhadores que manejam instalações elétricas.

Entre as recomendações, estão:

Uso devido do EPI’sRealização de checagem prévia do estado de conservação das instalações Somente realizar o trabalho em redes e circuitos desligados para extinguir o risco iminente de acidentes fatais


DOENÇAS OCUPACIONAIS

Doenças relacionadas ao trabalho também são consideradas uma forma de acidente. Entre elas estão: LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e doenças relacionadas ao estresse.

As doenças ocupacionais, ao contrário das lesões por choque, não estão relacionadas a um tipo de atuação, portanto, podem ocorrer em profissionais de qualquer área.


ACIDENTES DE TRABALHO COM FERRAMENTAS

O mal uso de ferramentas de trabalho ou a falta de treinamento apropriado podem causar diversos acidentes de trabalho. Para evitá-los:

Informe-se e siga corretamente as instruções de manuseio de qualquer ferramenta


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page