Paralisia Infantil
top of page
Buscar
  • Foto do escritorClínica Rio de Janeiro

Paralisia Infantil

O Ministério da Saúde emitiu alerta nesta terça (3) para a baixa vacinação contra a paralisia infantil: 312 cidades não vacinaram nem metade das crianças menores de 1 ano em 2017. Embora não haja casos atuais de poliomielite, a preocupação do ministério se justifica por ao menos três motivos:

De fato, a possível volta da paralisia infantil traz a memória de um passado que muitos não viveram -- e o Ministério da Saúde tenta chamar a atenção para isso. "A Erradicação de pólio e sarampo criou 'falsa sensação' de que vacinação não é mais necessária", afirmou a pasta em nota.

Se não fosse a vacina, diz o ministério, o Brasil não teria enfrentado um dos maiores desafios de sua saúde pública. Até a erradicação, foram 26.827 casos de poliomielite entre 1968 e 1989. Os anos 70 registraram a maior parte dos casos. Há um pico em 1975, com 3.596 registros. Outro ano com muitos casos foi 1979, com 2.564 infecções.

Foi só em 1989, com campanhas intensas e iniciativas nacionais, que o Brasil registrou o último caso do vírus selvagem, em Souza (Paraíba).


Não deixe de imunizar seu filho(os)!. A nossa maior arma é a vacinação!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page