FIBROMIALGIA

FIBROMIALGIA

Opções de tratamento para fibromialgia

O tratamento para fibromialgia deve ser orientado pelo reumatologista, fisioterapeuta e psiquiatra e geralmente inclui:

1. Tomar remédios para a dor e depressão

Para aliviar a dor no corpo, o médico pode recomendar tomar analgésicos e anti-inflamatórios como Tramadol. Porém, estes medicamentos nem sempre são eficazes por isso, o médico pode indicar medicamentos antiparkinsonianos como Pramipexol e antidepressivos como Fluoxetina que também ajudam a diminuir a dor por atuarem no sistema nervoso central.

Além disso, o psiquiatra também pode indicar medicamentos para diminuir a ansiedade, depressão e problemas do sono, como Amitriptilina e Zolpidem e, em alguns casos também pode recomendar pregabalina ou gabapentina, para aliviar a sensação de formigamento.

2. Fazer fisioterapia

Para melhorar os movimentos deve-se fazer fisioterapia pelo menos 2 vezes por semana, através de massagens terapêuticas, alongamentos e exercícios de relaxamento, pois ajuda a reduzir os sintomas promovendo a analgesia local e melhorando a circulação sanguínea.

3. Realizar atividade física

A atividade física também é importante, porém deve-se seguir as indicações do médico e do educador físico, realizando na maioria dos casos exercícios que ajudam a aliviar a dor e fortalecer e alongar os músculos, como caminhada, natação e hidroginástica, realizando cerca de 3 a 5 vezes por semana, durante 30 a 60 minutos.

4. Fazer acupuntura

Também se pode realizar tratamentos naturais como acupuntura, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para aliviar a dor, no entanto ainda não há um consenso sobre sua utilidade e ação terapêutica na fibromialgia e, por isso, pode ter resultado em alguns pacientes e noutros não. Conheça outras alternativas para o tratamento da fibromialgia.

5. Comer mais magnésio, potássio e ômega 3

No caso de ter fibromialgia é importante fazer uma dieta onde se inclua alimentos com:

Magnésio, como abacate, alcachofra e sementes: ajudam a relaxar os músculos e melhora a circulação;

Potássio, como banana, maça, beterraba e ervilhas: ajudam a evitar a fraqueza muscular e as cãibras;

Ômega 3, como sardinha, salmão e sementes de chia ou nozes: têm ação anti-inflamatória e aliviam os sintomas de dor.

Além disso, pode-se fazer um suco natural com couve e laranja e tomar cerca de 2 vezes ao dia, pois suas propriedades ajudam a tonificar os músculos.

Principais pontos de dor

A dor apesar de ser generalizada é mais forte quando se pressiona alguns locais, conhecidos por pontos dolorosos da fibromialgia, como se pode observar na imagem.

Normalmente, a fibromialgia afeta músculos, tendões e ligamentos e, por isso, pode prejudicar a qualidade de vida do paciente, porém esta doença não mata nem causa deformidades e, se o tratamento for feito corretamente, pode não piorar com o tempo, sendo que até podem diminuir as manifestações clínicas.

O que pode causar crises

Os sintomas de fibromialgia agravam causando crises e a dor é mais intensa ao toque ou quando se faz atividade física de forma exagerada.

Além disso, o estresse, as alterações do clima e noites mal dormidas ou poucas horas de sona levam a que os sintomas estejam presentes.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da fibromialgia deve ser feito pelo reumatologista e é feito através da descrição dos sinais e dos sintomas. Normalmente, inclui a presença de dor severa em 3 a 6 áreas diferentes do corpo durante 3 meses ou dor menos forte em 7 ou mais áreas diferentes do corpo também que dura pelo menos 3 meses.

Além disso, o seu médico pode recomendar exames para excluir doenças que apresentam sintomas semelhantes à fibromialgia.

O que causa fibromialgia

A causa da fibromialgia ainda não é conhecida, porém sabe-se que o cérebro destes pacientes interpreta a dor de uma forma muito intensa e, normalmente a doença surge após situações como infecção grave, acidente ou trauma psicológico, por exemplo.

Para mais informações entre em contato conosco através do número 3844-9480.