Desvio de septo - Causas, sintomas e tratamento
top of page
Buscar
  • Foto do escritorClínica Rio de Janeiro

Desvio de septo - Causas, sintomas e tratamento

Sintomas de desvio de septo

A maioria das deformidades do septo não resulta em nenhum sintoma, e você até pode não saber que tem um desvio do septo. No entanto, algumas deformidades do septo podem provocar os seguintes sinais e sintomas:

  • Obstrução de uma ou ambas as narinas. Esta obstrução pode tornar difícil a respiração através da narina ou narinas. Isto pode ser mais perceptível quando você tem um resfriado (infecção do trato respiratório superior) ou alergias que podem estreitar as suas passagens nasais devido ao inchaço.

  • Hemorragias nasais. A superfície do seu septo nasal pode tornar-se seca, aumentando o risco de hemorragias nasais.

  • Dor facial. Embora haja algum debate sobre as possíveis causas nasais da dor facial, um grave desvio de septo que afete o interior da parede nasal (quando presente no mesmo lado que a dor facial unilateral) é por vezes considerado uma possível causa.

  • Respiração ruidosa durante o sono. Isto pode ocorrer em lactentes e crianças jovens com um desvio de septo ou com o inchaço dos tecidos intranasais.

  • A consciência do ciclo nasal. É normal que o nariz possa alternar, sendo obstruído de um lado, e em seguida, alterando e tornando-se obstruído no outro. Isto é chamado de ciclo nasal. O ciclo nasal é um fenómeno normal, mas pode ser uma indicação de que existe uma quantidade anormal de obstrução nasal.

  • Preferência por dormir para um lado em particular. Algumas pessoas podem preferir dormir para um determinado lado, a fim de otimizar a respiração pelo nariz durante a noite. Isto pode ser devido a um desvio de septo que estreita uma passagem nasal.

Causas de desvio de septo

Um desvio de septo ocorre quando o septo nasal (parede fina que separa as passagens nasais direita e esquerda) fica deslocado para um dos lados.Um septo desviado pode ser causado por:

  • Uma condição presente no nascimento. Nalguns casos, um septo desviado ocorre durante o desenvolvimento fetal e é aparente no momento do nascimento.

  • Danos ocorridos no nariz. Um septo desviado também pode ser o resultado de uma lesão que faz com que o septo nasal possa ser movido para fora da posição. Em lactentes, tal ferimento pode ocorrer durante o parto. Em crianças e adultos, uma grande variedade de acidentes pode levar a uma lesão no nariz e desvio de septo (como tropeçar num degrau ou colidir com outra pessoa na calçada). Mais comumente, um trauma no nariz ocorre durante esportes de contato, jogos ativos ou acidentes de automóvel.

  • O processo normal de envelhecimento pode afetar estruturas nasais, agravando um desvio de septo ao longo do tempo. Além disso, alterações na quantidade de inchaço dos tecidos nasais, por causa do desenvolvimento de rinite ou rinossinusite, podem acentuar o estreitamento de uma passagem nasal a partir de um septo desviado, resultando em obstrução nasal.


Diagnóstico de desvio de septo

Durante a sua consulta médica, o médico irá primeiramente formular perguntas sobre quaisquer sintomas que você possa ter.Para examinar o interior do seu nariz, o médico irá usar uma luz brilhante e, por vezes, um instrumento (espéculo nasal) projetado para abrir as suas narinas. Por vezes, o médico irá verificar a parte mais de trás do seu nariz com um escopo em forma de tubo longo, com uma luz brilhante na ponta. O médico também pode olhar para os seus tecidos nasais antes e após a aplicação de um spray descongestionante.Com base nesse exame, ele pode diagnosticar um desvio do septo e determinar a gravidade da sua condição.Se o seu médico não for um otorrinolaringologista (especialista de ouvido, nariz e garganta) e houver necessidade de tratamento, você pode ser encaminhado para um especialista, para posterior consulta e tratamento.

Tratamento para desvio de septo

O tratamento inicial de um desvio do septo pode ser dirigido para controlar os sintomas dos tecidos que revestem o nariz, o que pode contribuir para sintomas de obstrução nasal e drenagem. O seu médico pode prescrever:

  • Descongestionantes. Descongestionantes são medicamentos que reduzem o inchaço dos tecidos nasais, ajudando a manter as vias aéreas abertas em ambos os lados do seu nariz. Os descongestionantes estão disponíveis como pílula ou como um spray nasal. No entanto, use os sprays nasais com cautela. O uso frequente e continuado pode criar dependência e causar sintomas piores (rebound) depois de parar de usá-los. Os descongestionantes têm um efeito estimulante e podem causar-lhe nervosismo, bem como elevar a pressão arterial e frequência cardíaca.

  • Os anti-histamínicos. Os anti-histamínicos são medicamentos que ajudam a prevenir os sintomas de alergia, incluindo obstrução e corrimento nasal. Por vezes, eles também podem ajudar em condições não alérgicas, tais como aquelas que ocorrem com um resfriado. Alguns anti-histamínicos causam sonolência e podem afetar a sua capacidade de realizar tarefas que exigem coordenação física, tais como a condução.

  • Sprays nasais esteróides. A prescrição de sprays nasais de corticosteróides pode reduzir a inflamação na sua passagem nasal e ajudar com a obstrução ou drenagem. Geralmente, leva de uma a três semanas para que os sprays de esteróides possam atingir o seu efeito máximo, por isso é importante seguir as instruções do seu médico ao usá-los.

Os medicamentos apenas tratam as membranas mucosas inchadas e não irão corrigir um desvio de septo.

Reparação cirúrgica (septoplastia)

Se continuar a ter sintomas apesar da terapia médica, você pode considerar uma cirurgia para corrigir o seu desvio de septo (septoplastia).A septoplastia é a forma usual para reparar um desvio de septo. Durante uma septoplastia, o septo nasal é esticado e reposicionado no centro do seu nariz. Isto pode exigir que o cirurgião possa cortar e remover partes do seu septo para reinseri-los na posição correta.O nível de melhoria que você pode esperar com a cirurgia depende da gravidade do seu desvio. Sintomas devido ao desvio de septo (em particular obstrução nasal), muitas vezes resolvem-se completamente. No entanto, todas as condições nasais ou sinusite que afetam os tecidos que revestem o nariz (como alergias) não podem ser curadas apenas com a cirurgia.


1.255 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page