CUIDADO COM O FRIO

CUIDADO COM O FRIO

Como prevenir infecções virais?

Tome a vacina contra a gripe

Ela previne tanto as gripes comuns como a gripe H1N1.  Ambas são causadas pelo vírus influenza e suas diferentes cepas (A e B), que estão contempladas nas vacinas trivalente (duas cepas A – H1N1 e H2N3 – e uma cepa B) e tetravalente (duas cepas A – H1N1 e H2N3 – e duas cepas B). Trata-se de uma vacina segura, pois é feita com a utilização de partes dos vírus mortos (antígenos). Ela é produzida considerando as variantes do vírus que circularam com maior frequência no ano anterior. A vacinação, que deve ocorrer anualmente, é particularmente importante para os pacientes com câncer, já que estão suscetíveis a desenvolverem complicações decorrentes da gripe. No entanto, alguns pacientes recebendo imunoterapia podem apresentar exacerbação de efeitos colaterais do tratamento oncológico após a vacinação. Por isso, converse com o seu médico.

Evite contato com pessoas doentes

Uma pessoa gripada pode disseminar o vírus por meio de secreções das vias respiratórias. Portanto, gotículas provenientes de espirros e tosse são fontes de contágio. Se você estiver doente, resguarde-se e evite propagar a infecção. E, se você conhece alguém que está doente, evite o contato.

Cuidados com a pele

​​No inverno, a pele tende a ficar mais ressecada. Por isso: hidrate-a. Mais hidratada, a pele fica menos sensível e suscetível aos eventuais danos causados por tratamentos oncológicos.  Seguem algumas dicas: Use e abuse de cremes hidratantes.

Dê preferência aos produtos sem corantes ou perfumes, já que a pele fica mais sensível, especialmente a das pessoas que estão fazendo tratamento oncológico; Tome bastante líquido.

Essa é uma boa forma de hidratar a pele: de dentro para fora; Limite o tempo de exposição a banhos quentes; Use umidificador de ambiente, especialmente se estiver utilizando aquecedores de ar; Nesta época do ano, apesar de estarmos menos expostos ao ar livre, é fundamental manter o uso de filtro solar, especialmente em dias ensolarados, que têm altos índices de radiação UV.

Se for para montanhas com neve, cuidado redobrado, pois a neve reflete a radiação UV.